sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Noticias

        Crea-PR conscientiza população sobre a importância de um profissional de engenharia em uma obra ou reforma.

Ter um profissional da área de engenharia e arquitetura ao realizar uma obra ou uma reforma não é luxo, mas sim necessidade. Ao contrário do que muitos pensam, a contratação pode gerar economia e evitar problemas futuros, até estruturais. Sabendo dos riscos de uma obra irregular, já que todas devem ter um profissional responsável, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (CREA-PR), por meio de uma cartilha e campanhas de conscientização, vem mostrando os benefícios da contratação de profissionais da área.


“Este profissional, além da responsabilidade civil e criminal, vai executar uma obra de qualidade, conforme a necessidade do cliente”, comenta o engenheiro civil Samir Jorge, diretor-regional do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge). Ele ainda enfatiza que economia também será outro resultado. “Além de saber o melhor material a ser utilizado em cada tipo de obra e a quantidade necessária, o engenheiro/arquiteto auxilia na utilização de materiais mais modernos, que vai proporcionar economia de energia e água, por exemplo”.

Contratar um profissional apenas levando em consideração o preço do serviço pode não significar garantia de qualidade, diz o engenheiro civil. Jorge destaca que o ideal é ter como parâmetro uma tabela elaborada pela Associação de Engenheiros e Arquitetos de Maringá (AEAM), com os valores de cada serviço prestado pelo profissional, medidos por CUB/m². Veja no link: http://www.aeam.com.br/?action=honorarios




ART


A Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) também é uma garantia que a obra foi executada com segurança. A ART é um documento com todas as informações sobre o serviço, regulamentado por lei. “Neste documento está detalhado tudo sobre o serviço prestado: o que foi contratado, quem são as pessoas envolvidas, a forma como foi contratado. As informações ficam armazenadas no sistema do CREA, que não servem apenas para o Conselho de Engenharia, mas para toda a sociedade”, complementa Samir Jorge. O custo da ART varia de R$ 30 a R$ 750 e deve ser feito por todos os profissionais da área.






Cartilha


Ainda no primeiro semestre deste ano, será lançada a cartilha “Construção é coisa séria”, do CREA em parceria com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Maringá (AEAM). Nela, há dicas da importância da contratação do engenheiro ou arquiteto na obra, esclarecendo as principais dúvidas e mostrando os benefícios de um serviço acompanhado por um profissional. A cartilha orientativa também informa o que é necessário para quem vai começar a construir, os documentos necessários, e tudo que vai ser preciso no começo, durante e no final da construção. O material começou a ser elaborado no segundo semestre de 2009.






Dicas para escolher o arquiteto ou profissional da área:


- conheça as obras executadas por ele ou pelo escritório em que trabalha;


- converse com pessoas que já contrataram este profissional para saber se o que foi contratado foi cumprido;


- questione se este profissional acompanha a execução da obra, para garantir que tudo seja feito de acordo com o projeto;


- estabeleça o valor do investimento para que não haja falsas expectativas nem pelo contratante, nem pelo contratado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário